Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

 É uma lesão de formato triangular de tecido fibrovascular que cresce a partir da conjuntiva bulbar interpalpebral, avançando sobre a córnea. Desenvolve-se em geral em pacientes que vivem em climas quentes e pode representar reposta ao ressecamento ocular e à exposição crônica aos raios solares ultravioleta.


Pode causar sintomas como sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento. Pterígios grandes podem levar a baixa de visão por indução de astigmatismo corneano ou acometimento do eixo visual.


O tratamento depende do tamanho do pterígio e dos sintomas a ele relacionados. O tratamento clínico de pacientes sintomáticos envolve lágrimas artificiais e corticosteroides tópicos para casos de inflamação. Devem-se usar óculos escuros para reduzir a exposição aos raios ultravioleta e diminuir o estímulo ao crescimento. Já os pterígios maiores e associados à diminuição da visão devem ser removidos cirurgicamente. O maior desafio relacionado ao tratamento cirúrgico do pterígio é a sua recorrência. 

Fale conosco!

Nossa equipe multidisciplinar está preparada para lhe atender agora mesmo

Fale conosco!

Nossa equipe multidisciplinar está preparada para lhe atender agora mesmo

Por favor, preencha o formulário abaixo com suas informações e a natureza de sua consulta. Faremos o possível para entrar em contato com você o mais breve possível.