Este site utiliza cookies

Dados necessários para melhorar nosso serviço e personalizar a sua experiência.

As lentes de contato representam uma excelente opção para as pessoas que não gostam de óculos e não desejam ou não podem ser submetidas à cirurgia refrativa, mas nem todos podem usá-las. Elas também são indicadas no tratamento de outras condições como a presbiopia (vista cansada) e o ceratocone.


O teste de adaptação de lentes de contato envolve exame oftalmológico completo com indicação, prescrição, adaptação e controle da lente no olho do paciente. Nem todas as pessoas podem usar lentes de contato, sendo necessário que o médico oftalmologista identifique o grau e curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usada por cada paciente.


Antes do teste das lentes, são necessários alguns procedimentos, como a medição da curvatura da córnea, mapeamento da superfície (topografia corneana) e refração para determinação do grau das lentes. Após estes exames, as lentes de contato de teste são colocadas por um período de 10 a 20 minutos. Em seguida, uma nova refração com as lentes de contato de teste é realizada e uma avaliação da adaptação com o aparelho chamado lâmpada de fenda para identificar a necessidade de modificações. Outros procedimentos importantes são as orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de garantir a melhor qualidade visual, o paciente evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada. As lentes de contato são um corpo estranho em contato com o olho; em caso de má orientação, podem causar danos severos e permanentes para a visão como por exemplo úlcera de córnea e cegueira. A segurança de seu uso depende da supervisão adequada do oftalmologista.


Cuidado e Manutenção das Lentes de Contato

As lentes de contato são elementos frágeis, que dependem de correto e cuidadoso manuseio, seja na sua colocação e retirada dos olhos, assim como nos cuidados de conservação. Portanto, é extremamente importante o cuidado com as mesmas, seguindo orientações apenas de oftalmologistas em relação aos produtos de manutenção, limpeza e conservação.

Cuidados e dicas com suas lentes de contato

  • Sempre lave as mãos antes de manusear suas lentes de contato;
  • Procure manusear a lente do olho direito e depois a do olho esquerdo para evitar trocá-las;
  • Enxágue cada lado das lentes;
  • Preencha o estojo com o produto próprio para o seu tipo de lentes de contato com quantidade suficiente para cobri-las;
  • Deixe as lentes no estojo fechado durante toda a noite ou pelo menos 6 horas;
  • Sempre descarte a solução do estojo, não reaproveite o produto;
  • Não use soro fisiológico para manutenção de suas lentes de contato;
  • Não durma com lentes de contato mesmo que elas possam ser indicadas para isto;
  • Evite usar lentes na piscina e em banhos de mar;
  • Banhos de chuveiro são permitidos;
  • Não coloque as lentes na boca para umidificá-las para depois colocá-las nos olhos;
  • Lavar o estojo das lentes de contato uma vez por semana;
  • Use sempre colírios de lágrima artificial para lubrificar os olhos;
  • Em caso de dúvida ou problemas com as lentes de contato, retire-as dos olhos e compareça ao consultório para avaliação.

Fale conosco!

Nossa equipe multidisciplinar está preparada para lhe atender agora mesmo

Fale conosco!

Nossa equipe multidisciplinar está preparada para lhe atender agora mesmo

Por favor, preencha o formulário abaixo com suas informações e a natureza de sua consulta. Faremos o possível para entrar em contato com você o mais breve possível.